O Que Faço

Meu nome é Maria Teresa Rodrigues.

Nasci em Santo Andre, estado de São Paulo, em 1958.

Pelo menos, é isso que está escrito no meu RG.

Como seria fácil definir alguém pelo que se escreve num pedaço de papel!

Prefiro ser chamada de Michaella Enguel, nome que utilizo no campo das terapias e também já usei para escrever contos e poesias.

Meu primeiro emprego foi como vendedora de títulos, num clube de campo, onde me livrei um pouco da minha timidez e aprendi a me comunicar com as pessoas.


Depois mudei para Caraguatatuba e fui trabalhar num hotel, onde conheci minha primeira grande paixão, mas ele não correspondeu aos meus sentimentos.

Trabalhei como vendedora durante uns 15 anos, e gostava de lidar com gente, mas queria ajudar as pessoas de outra forma, então me interessei pelas terapias holísticas.

Aprendi Tarô com uma senhora bem idosa e criei meu próprio método voltado às vidas passadas.

Sou reikiana e me iniciei na Cura Quântica em 2002, mas gostaria de ampliar meu trabalho e ter mais estabilidade profissional.

Nesta época, a internet estava praticamente começando no Brasil.Logo percebi uma grande oportunidade e passei a trabalhar com o chamado “Comercio Virtual”. Ganhei alguma coisa, mas na maior parte das vezes, tive grandes prejuízos e dissabores.

Investi em negócios que sumiram e acreditei em promessas, que o vento levou.

Hoje, ainda invisto em alguns negócios, que considero sérios e palpáveis, sendo alguns programas de afiliados e marketings de rede, mas não me perco em devaneios.

Considero a internet uma possibilidade de renda extra, mas não desprezo meus afazeres no mundo real, pelo sonho do enriquecimento Online.

A internet é uma caixinha de surpresas, onde você pode ficar milionário, ou perdem todo o seu tempo, dinheiro e paciência.

Crie um blog onde oriento mulheres, que desejem se tornar empreendedoras, pois os principais consultores na internet são homens e não existe uma linguagem específica para o público feminino.

Ainda não encontrei o caminho das pedras para enriquecer na net, mas posso indicar o caminho para quem deseja uma renda extra, ou pelo menos, mostrar o que “não se deve fazer”, em termos de web marketing, para evitar perdas financeiras.

Já trabalhei em vários espaços, conheci muita gente da área, mas nunca consegui o progresso que sonhei.

Em 2008 mudei para Piracicaba, onde trabalhei na escola de Ioga de uma grande amiga, chamada Ireni.

Conheci pessoas adoráveis, mas a necessidade financeira, fez com que eu voltasse a São Paulo, pois não tive receptividade para meu trabalho terapêutico na cidade.

Hoje, estou morando e trabalhando em são Miguel Paulista, na zona leste. A casa onde moro, pertence a um amigo de Piracicaba, chamado Plínio, que é um exemplo de vida para mim, pois tem 86 anos, é cego e ainda trabalha como terapeuta.

Já faz muito tempo que eu não sei o que é emprego fixo. Também, nunca desejei realmente ser empregada.


Sempre sonhei ter o meu negócio próprio. Já tive uma loja da roupas indianas, mas a falta total de experiência e uma sócia, que me roubava na cara dura, puseram fim ao negócio.

Nos anos 90, eu tive minha banca de artesanato e viajei por muitos lugares do Brasil, vendendo bijuterias, crochê, tricô e outros artigos, que eu algumas amigas fazíamos.

Naquela época, eu tinha muitos amigos artesãos, que adoravam viajar e acampar nas praias desertas.

Foi minha fase aventureira, em que me embrenhei nos matos e vivia o momento presente.

Atualmente, trabalho como free lancer, com manutenção de conteúdo de sites e outros trabalhos na internet, dividindo o meu tempo, entre essa atividade e meus atendimentos como terapeuta holística.

Também construo alguns tipos de site e blogs para amigos. Embora esteja longe de me considerar uma profissional na área.

Como podem ver, eu sou uma especialista em sobrevivência!